O Instituto Envolverde e a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) convidam para o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – CBJA 2019, nos dias 9 e 10 de agosto de 2019 na Unibes Cultural, na capital paulista.

RBJA.jpg

Conheça e seja um membro da Rede Brasileira de Jornalismo ambiental

Patrocínio:

NESPRESSO BLACK (final).jpg
Logo_Patrocinios_Purpura_RGB.png
Accor_logo_Dark blue_RVB.png
Logo_Final-01.png
Iniciativa_Verde_Alta-01.jpg
logo_abraps_ALTA_400x400.jpg

Apoio:

logo_instituto_mais_alta.jpg
pAp logo novo transparente.png
eco21.png
Plurale 300x100.png
APJor_LOGO_FINAL_letras_linha_embaixo (1
banner-eco-nordeste-envolverde.jpg
Mosai&Co Flor-01.png
Logo_MercadoAmbiental_V.jpg

Realização:

envolverde-logo.jpg

PALESTRANTES

Ana Carolina Amaral atua como repórter de meio ambiente no jornal Folha de S. Paulo, onde assina o blog Ambiência, e ocupa a secretaria-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Jornalista formada pela Unesp e mestra em Ciências Holísticas pelo Schumacher College, desenvolveu uma proposta de jornalismo holístico para incluir o contexto ambiental na interpretação dos acontecimentos.

Colaborou para veículos como Envolverde, Superinteressante, Carta Capital, Época e Globo News. Cobriu conferências internacionais como a Rio+20 e as COPs do Clima da ONU, desde a Conferência de Paris. 

Em 2014, colocou no ar o site “Mulher e Sustentabilidade”, projeto jornalístico pioneiro no país sobre o enlace entre os temas. Na Câmara Municipal de São Paulo, criou produtos de engajamento público a partir de videorreportagens. Antes, na TV Brasil, foi repórter e produtora do jornalismo diário e do especial Caminhos da Reportagem, tendo participado de produções premiadas –incluindo menção honrosa no prêmio Vladimir Herzog em 2012.

Atua com questões ambientais e de sustentabilidade desde 2001 –na criação de projetos, livros educativos, assessoria de comunicação, consultoria, facilitação e criação de roteiros e formatos audiovisuais.  

Jornalista 

Ana Carolina Amaral

André Biernath é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em comunicação de mídias digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalha há 8 anos como repórter na Revista Saúde, da Editora Abril. Pelo veículo, cobriu mais de 50 congressos científicos nacionais e internacionais e ganhou cinco prêmios de jornalismo. É um dos fundadores e o primeiro presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).

Jornalista 

André Biernath

André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, autor dos livros “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável” (Ed. Leya, 2017); “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed.Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005), Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed.Sextante, 2003), “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009) e “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo” (Ed. Correio Fraterno, 2015), Conferencista espírita, realiza também palestras sobre sustentabilidade e outros temas.

Jornalista 

André Trigueiro 

José Alberto Gonçalves Pereira
Jornalista, historiador e mestre em Comunicação pela USP, Beto Gonçalves pesquisa, analisa tendências e produz conteúdos em economia sustentável e  mudanças climáticas para a mídia, consultorias e organizações nacionais e internacionais das áreas de desenvolvimento e meio ambiente. Foi repórter da Folha de S. Paulo e da Gazeta Mercantil, produtor na BBC Brasil em Londres e colaborador das revistas Exame, Época Negócios, Globo Rural e Página 22. 
Na ONU, coordenou a comunicação do Centro RIO+20 e foi consultor do Pacto Global. Pesquisa e produz relatórios estratégicos e publicações para Synergia, CDP, Cebds, Funbea, Greenpeace, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto Socioambiental (ISA) e WWF-Brasil.
Foi covencedor em 2018 do 25º Prêmio CNH Industrial pela reportagem “A nova economia da floresta”, publicada na revista Globo Rural, e é autor de Meio ambiente: a vida em jogo, livro da série Radar lançado em 2007 pela editora Salesiana.

Jornalista 

Beto Gonçalves

Fundador e Diretor do site de Jornalismo Brio

Jornalista

Breno Costa

Criador do Estúdio Fluxo, é editor do programa Greg News, com Gregório Duvivier, na HBO Brasil.

Foi um dos articuladores da criação da Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), uma rede de jornalismo colaborativo.

Foi um dos criadores e articuladores do movimento Existe Amor em SP, grupo de coletivos, ativistas, artistas e cidadãos que promoviam ações políticas e culturais em espaços públicos. E buscavam estabelecer diálogos e incidência política na cidade. 

É membro da Rede Pense Livre, onde ajuda a promover mudanças na percepção e nas políticas sobre drogas no Brasil. Luta pela conscientização e pela difusão do uso responsável de enteógenos.

É vice-presidente do COMUDA, Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo.

Jornalista e fotógrafo

Bruno Torturra

Coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria - PSA (www.saudeealegria.org.br)

Nascido em São Paulo/SP, se profissionalizou nas áreas de vídeo e fotografia, tendo se mudado para Amazônia em 1988 para apoiar o inicio das ações do PSA, sobretudo o setor de Comunicação Social.

A partir dos resultados alcançados, prêmios e reconhecimentos obtidos pelo trabalho do PSA, vem sendo demandado de forma crescente para disseminar suas experiências, assessorar processos de transferência de tecnologias socioambientais junto à outras Instituições, bem como integrar novas frentes, redes e articulações afins em prol de um futuro mais harmônico, includente e sustentável.

Fotógrafo / Videomaker

Caetano Scanavino 

Escreve como jornalista profissional sobre ciência e tecnologia para jornais e revistas desde 1985. 
Ganhou vários prêmios, no Brasil e no exterior. 
Autor de “A molécula mágica” e “O combate à febre amarela no estado de São Paulo”.

Jornalista Científico

Carlos Fioravanti

Secretário-executivo do Observatório do Clima, rede brasileira de articulação em torno das mudanças climáticas globais, era um dos que acompanhava o processo com atenção e apreensão. Com doutorado em biologia tropical e recursos naturais pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Rittl tem se dedicado ao tema das mudanças climáticas nos últimos dez anos.

Biólogo

Carlos Rittl 

Pesquisadora, autora, professora, empreendedora, consultora e ativista. Editora de la Rede Conflitos de Jornalismo, integrante do Conselho Estratégico da organização argentina Asuntos del Sur, vice-presidente da Associação Profissão Jornalista. Co-fundadora da Casa da Cultura Digital-SP, co-propositora do coletivo Jornalistas Livres, foi consultora PNUD/ONU na Secretaria Nacional da Juventude. 
Jornalista formada pela Fabico (UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL/UFBA) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom / UFBA). fez pós-doutorado em Fotônica e Novas Mídias no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Mackenzie (SP). 

Pesquisadora

Caru Schwingel

Celso Dobes Bacarji é jornalista desde 1977, quando graduou-se em Comunicação Social. Trabalhou como repórter e editor nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, DCI e Agência Estado, foi editor de conteúdo da Agência Envolverde e gestor de comunicação da Sabesp. É diretor de comunicação da APJor, entidade que ajudou a fundar.

Jornalista

Celso Dobes Bacarji 

Diretor de BI e Big Data da Vivo

Diretor de BI

Claudio Alberto Ikeda

Diretor Presidente do Instituto Envolverde e fundador e diretor da Agência Envolverde. Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e vice-presidente da Associação Profissão Jornalista. É Membro do Conselho de Especialistas em Sustentabilidade do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Mestre em Produção Jornalística e Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) com pesquisa em Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital.

Jornalista

Dal Marcondes

Daniel Bramatti é presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), editor do Estadão Dados (núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de S.Paulo) e editor do Estadão Verifica, setor do jornal responsável por checagem e verificação de dados.

É também porta-voz do projeto Comprova, uma coalizão de 24 veículos de mídia, coordenada pela Abraji e criada por iniciativa do First Draft, entidade que pesquisa e combate a desinformação nas redes sociais.

Entre 1994 e 2006, trabalhou na Folha de S.Paulo (na Sucursal de Brasília, na sede e como correspondente em Buenos Aires).

Jornalista

Daniel Bramatti

Físico, ambientalista, empresário e diretor executivo do Instituto ClimaInfo.

Foi um dos responsáveis por trazer o Greenpeace para o Brasil e diretor de campanhas da organização por vários anos. Foi também assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Vice-presidente do Instituto Vitae Civilis, Global Team Leader do Greenpeace Internacional, Coordenador do Instituto Akatu pelo Consumo Responsável, Analista de Planejamento Energético e Relações com Meio Ambiente da Jaakko Poyre e CESP, além de pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Realizou vários trabalhos nas áreas de redução das emissões de gases de efeito estufa, energia solar, poluição do ar, conservação da biodiversidade e revitalização de áreas contaminadas no Brasil, em vários países latino americanos e na Índia.

Físico, Ambientalista

Délcio Rodrigues 

Coordenador de comunicação do Projeto Baleia Jubarte, fotógrafo, cinegrafista e documentarista da natureza.

Documentarista

Enrico Marcovaldi

Presidente da Associação Profissão Jornalista (APJOR)

Jornalista

Fred Ghedini

Jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Tem mais de 15 anos de experiência com comunicação e jornalismo sobre meio ambiente e agronegócio. Viveu 8 anos entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde aprendeu a fazer comunicação cabocla, conectada com as raízes do Brasil Central.

Jornalista

Gisele Neuls

Especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Atualmente trabalha na Universidade de São Paulo, como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Desde janeiro de 2015 é também colaborador internacional da revista Science, nos Estados Unidos.

Jornalista

Herton Escobar

Coordenadora de comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e colunista de sustentabilidade do programa Desperta, Rádio Transamérica. Foi bolsista de divulgação e disseminação científica do CNPq (2018-2019). Especializada em marketing pela FGV e formada em jornalismo com pós-graduação em divulgação científica pela ECA/USP. Palestrou no TEDx São Paulo em 2018. No mesmo ano, atuou na comunicação do Pacto pela Democracia e em outras organizações do terceiro setor. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação multimídia com passagens por veículos especializados como Pesquisa FAPESP e na grande imprensa. Escreve há mais de dez anos o blog Xis-xis, participante da rede ScienceBlogs Brasil

Jornalista

Isis Diniz

Conhecida como Neidinha Surui, nascida no Acre e criada em Rondônia, mãe de 5 filhos,  atua na defesa dos direitos indígenas e meio ambiente quase toda sua existência, o que tem gerado muito aprendizado, conhecimento e ameaças de morte.
Trabalha com 21 povos indígenas em Rondônia, noroeste do Mato Grosso e sul do Amazonas.
Formada em historia, mestre e doutoranda em Geografia (isso, só porque tem gente que considera titulo importante).

Indigenista

Ivaneide Bandeira Cardozo

Jornalista e coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz

Jornalista

Jéssica Branco

Cofundador e vice-presidente nacional da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. É diretor-geral da Rádio Ipanema Comunitária de Porto Alegre; Membro do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural) de Porto Alegre, Membro do Conselho Fiscal da ARI (Associação Riograndense de Imprensa). Mantenedor dos sítios de notícias sobre questões ambientais “AgirAzul.com” e  jornalismo ambiental “Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo”. É pesquisador na área de História do Rio Grande do Sul, Justiça, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Comunicação.

Jornalista

João Batista Santafé Aguiar

Coordenador do Projeto Golfinho Rotador / ICMBio Noronha.

Coordenador de Projetos

José Martins

Coordenadora do Curso de Jornalismo e docente na FAPCOM, jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais.

Pesquisa principalmente o cruzamento entre inteligência artificial e comunicação, com foco em redes digitais e algoritmos. É pesquisadora integrante do ComTec (Comunicação e Tecnologias Digitais) e do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método.

Tem grande experiência em telejornalismo como repórter, produtora, editora e editora-chefe (TV Globo, Band, Rede TV!,TVE Radiobrás), produção, direção e roteiro de vídeos institucionais em produtoras e agências de comunicação; comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Jornalista

Krishma Carreira 

Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker baseado no Rio de Janeiro / Brasil.

Entre seus trabalhos estão os filmes: “Andes Agua Amazônia” (2012), “Um Rio em Disputa” (2015) e, mais recentemente, “Sob a Pata do Boi” (2018). Com seus filmes já conquistou os prêmios One Hour Award do FReDD Festival em 2018 (França), Menção Honrosa na 7a Mostra Ecofalante – 2018 (Brasil), Prêmio Lusofonia do CineEco Seia 2015 (Portugal) e o Prêmio Petrobrás de Jornalismo em 2017.

Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil, contribuindo regularmente com o site de jornalismo ambiental O Eco.

Fotógrafo / Videomaker

Márcio Isensee de Sá

Zuzu é uma das pioneiras em comunicação sustentável no Brasil e na América Latina. 
Entre os seus trabalhos em televisão se destacam: idealização e cocriação do Repórter Eco (TV Cultura), programa referência no segmento; cocriação e direção do EcoPrático (TV Cultura) e Sustentáculos (TV Brasil) e a cobertura das principais conferências temáticas da ONU (Eco-92, Rio+10 e Rio+20). 
Ela atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação para projetos relacionados à sustentabilidade, plataformas colaborativas, conteúdos multimídia, facilitações, mediações e palestras. 
Cocriadora da Jornada Reimaginando a Educação e da Universidade das Kebradas.
Atualmente dirige a Planetária Soluções Sustentáveis, especializada em comunicar assuntos complexos de maneira leve e inclusiva.

Jornalista

Maria Zulmira de Souza (Zuzu)

Jornalista do Greenpeace Brasil em Brasília. Formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), trabalha há mais de 10 anos com reportagem, edição, assessoria de imprensa e audiovisual ligados à pauta socioambiental. É Mestre em Jornalismo, Mídia e Globalização pela Universidade de Aarhus (Dinamarca) e City University London (Reino Unido), através do programa Erasmus Mundus. Dirigiu o documentário "Igatu, caminhos de pedras", vencedor do Prêmio de Melhor Reportagem Ambiental do VI FestCine Amazônia em 2007.

Jornalista

Mariana Campos 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Trabalhou com jornalismo científico por um ano na Agência USP de notícias, e por mais de três anos com comunicação institucional e redes sociais na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Atua na comunicação da Iniciativa Verde, organização voltada para o restauro florestal, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento rural sustentável desde fevereiro de 2018, sendo responsável pelas publicações e divulgação dos projetos.  

Jornalista

Marina Vieira

Idealizadora da Eco Nordeste – Agência de Conteúdo, é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1992, e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC/2008). É professora de Marketing e Estratégias de Comunicação Ambiental no MBA em Planejamento e Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Jornalista

Maristela Crispim

Editor de Direto da Ciência, site dedicado à política e aos rumos da ciência, do meio ambiente e do ensino superior. Foi editor-chefe da revista Scientific American Brasil, repórter e editor de Ciência da Folha de S.Paulo, redator-chefe e editor-chefe da revista Galileu, diretor editorial da revista Unesp Ciência, editor-executivo dos portais PNUD Brasil e Nações Unidas no Brasil e revisor no Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Foi responsável pela comunicação institucional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Jornalista

Maurício Tuffani

Mayra Rosa é fundadora e diretora do CicloVivo, plataforma de notícias sobre sustentabilidade fundada em 2010. Tem formação em Arquitetura e Urbanismo e curso superior em Desenvolvimento Sustentável. É engajada em atividades que envolvam bioconstrução, permacultura, plantio de árvores e agricultura regenerativa.

Arquiteta

Mayra Rosa

Jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente.

Jornalista

Patrícia Palumbo

É chilena, jornalista formada no Brasil e especialista em temas socioambentais há duas décadas. Viajou do Oiapoque ao Chuí de veleiro para o projeto Mar sem Fim, trabalhou na UNESCO com áreas protegidas e apresentou programas nas emissoras do Grupo Estado, Rádios Eldorado e Radio Estadão, sobre meio ambiente e viagens. Por dois anos seguidos o Planeta Eldorado recebeu o prêmio Chico Mendes de melhor programa de rádio sobre temas ambientais.
Também é produtora de RP na América Latina de Celine Cousteau, neta do lendário Jacques Cousteau. É conselheira de diversas instituições.

Jornalista

Paulina Chamorro 

Paulo Zocchi é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e vice-presidente eleito da Federação Nacional dos Jornalistas.

Com mais de 35 anos de profissão, já trabalhou na Folha de S.Paulo, na TV Bandeirantes e está na editora Abril desde 2004, tendo atuado principalmente nas áreas de economia e política internacional.

É autor do livro "Rio Paranapanema da Nascente à Foz", da editora Horizonte Geográfico (2002).

Jornalista

Paulo Zocchi 

26 anos, ativista LGBTQI+, Internacionalista topou há 2 anos morar em São Paulo para coordenar o Engajamundo - organização de jovens ativistas - e liderar a comunicação externa da organização! No decorrer da sua trajetória no Engaja se aprofundou em storytelling com as diferentes histórias dos jovens que compõe a rede, e como essas histórias podem ser protagonizadas pela própria juventude. Histórias essas que sensibilizam e trazem o público para o presente! Coordenou com mais 7 organizações, o webdoc "O amanhã é hoje: histórias de brasileiros impactados pelas mudanças do clima" e pela organização, tiveram uma série de 5 histórias sobre jovens da Amazônia contadas pela organização "Democracia Aberta" no jornal El País.

Jornalista

 Pedro Lacerda

É Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador Colaborador do IEA/USP junto ao Programa USP Cidades Globais.  Presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014.

Ambientalista

Pedro Roberto Jacobi

Sócia-fundadora e diretora de alianças da ponteAponte, consultoria socioambiental que realiza a qualificação do investimento social privado por meio de chamadas públicas e potencialização de iniciativas, atuou como repórter da Folha de S. Paulo por 12 anos, pela Agência Folha, responsável pela cobertura jornalística do Brasil, e pelo Prêmio Empreendedor Social, além de contar com uma passagem de um ano no extinto jornal Notícias Populares, do mesmo grupo de mídia. 
Membro da RBJA (Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais) e da Rede de Mulheres Líderes para a Sustentabilidade, atuou diretamente na cocriação da Plataforma UNA, iniciativa da ONU Mulheres e Womanity Foundation, ao lado do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, e do Movimento Coletivo, a plataforma de investimento social privado da Coca-Cola Brasil.
É formada em História e Jornalismo, com MBA em Negócios Socioambientais, realizado pela Artemisia, CEATS e IPÊ (Instituto de Pesquisa Ecológica) e duas pós-graduações pela FESP-SP – Relações Internacionais e Meio Ambiente e Sociedade.

Jornalista

Rachel Añón

Formado pela Cásper Líbero, pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento. É diretor de Projetos Especiais da Agência Envolverde e Vice-presidente do Instituto Envolverde. Participa de diversos movimentos, entre eles, Observatório do Código Florestal, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Aliança pela Água; GWP – Global Water Partnership e Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais, entre outros. Consultor e assessor de imprensa da ONG Iniciativa Verde; comentarista da Rede Vida; consultor do Sebrae. É autor do curta de animação, “A Rebelião das Águas”

Jornalista

Reinaldo Canto

Ricardo Carvalho - Jornalista, diretor da ABI em São Paulo, produtor e diretor de documentários, tem se dedicado a resgatar fragmentos da história recente do Brasil, como na série “Memória do Meio Ambiente”.

Jornalista

Ricardo Carvalho 

Roberto Waack é diretor-presidente da Fundação Renova, organização responsável pela reparação e compensação da bacia do rio Doce, atingida pelo rompimento da barragem de Fundao em Mariana, Minas Gerais, Brasil. É biólogo com mestrado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo.

 

Com extenso currículo na área de sustentabilidade, Waack mantém longo relacionamento com organizações nacionais e internacionais da sociedade civil, entre elas, WWF Brasil, Global Reporting Initiative (GRI), Forest Stewardship Council (FSC), Ethos e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. 

Biólogo

Roberto Waack 

Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e Ex Presidente da ANAMMA - Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente - biênio 2015/2017
Ambientalista, graduou-se em Oceanografia pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul e tornou-se mestre em  Ciências/Ecologia pela mesma Universidade. É membro das executivas estadual e nacional do Partido Verde. Foi secretário-adjunto de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos. Atuou como professor convidado em bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Biologia da PUC-Campinas, professor de Biologia/Ecologia dos Colégios Cristo Rei e Criativo em Marília (1993 e 1997). Foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília (1997 e 2000); vice-presidente do Comitê de Bacias Aguapé-Peixe (1999 e 2000); coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo (2000 e 2002); secretário do Meio Ambiente de Diadema (2009 e 2010); e coordenador-adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (2001 e 2003). Exerceu a função de coordenador do Curso de Especialização em Avaliação de Impactos Ambientais da FAI e de professor de Biologia/Ecologia no Colégio Progresso Campinas. Em 2010, foi candidato a vice-governador de São Paulo e, em 2012, foi candidato a prefeito de Campin

Ambientalista

Rogério Menezes

Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Paulista – UNIP, Ronaldo Matos criou o coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola junto com a jornalista Thais Siqueira. Desde 2013, o jornalista se dedica a realizar o Você Repórter da Periferia, programa de formação de jovens repórteres, por meio do oficinas e vivências de jornalismo nas periferias de São Paulo. Como editor do portal de notícias do Desenrola E Não Me Enrola, ele desenvolve uma série de projetos de reportagens especiais sobre o cenário de transformações sociais das periferias. Além da sua atuação junto ao coletivo, o comunicador integra a Rede Jornalistas das Periferias, um grupo de comunicadores atuante em diversos territórios periféricos da cidade de São Paulo. 

Jornalista

Ronaldo Matos

Cientista Social, Ambientalista e Pesquisadora Sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins e coordenou durante 20 anos o estudo “O que os Brasileiros pensam do Meio Ambiente”.

Ambientalista

Samyra Crespo

Sílvia Marcuzzo é jornalista e atua na área ambiental há cerca de 25 anos. Nos últimos dez anos vem trabalhando com capacitações e facilitações de grupo. Tem especialização em coordenação de grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG) e integra as comunidades do Art of Hosting (AoH) e Dragon Dreaming. Também tem formação em Investigação Apreciativa. Já foi colaborou com diversos veículos, como Correio do Povo, Envolverde, Mercado Ético, Gazeta Mercantil, P22 e editou diversas publicações, como o Manual do Ciclista de Porto Alegre (1996); o Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre (2008) e a publicação Projeto Gestão de Florestas no Amapá – Experiências, Oportunidades e Desafios (2016). Foi assessora de comunicação da Rede de ONGs da Mata Atlântica e atualmente é articuladora do coletivo POA Inquieta Sustentável em Porto Alegre.

Jornalista

Silvia Marcuzzo

Coordenadora Geral do Projeto Albatroz e Conselheira da Liga das Mulheres pelos Oceanos

Coordenadora de Projetos

Tatiana Neves

Publicitária e assistente de comunicação do Projeto Albatroz

Publicitária

Tatianne Fonseca 

Responsável pelas redes sociais do G1

Jornalista

Thaís Lima

Thiago Borges, 31 anos, é morador do Grajaú, Extremo Sul de São Paulo.

Palmeirense antifascista, graduado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro (Unisa) com Especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é fundador e integrante da Periferia em Movimento (produtora de Jornalismo de Quebrada que gera informação dos Extremos ao Centro por meio de articulação e conteúdo jornalístico) e editor do Jornal Embarque no Direito.

Tem interesse especial em saber como a comunicação forma identidades em determinados territórios, e como os territórios impactam na própria forma de comunicação. 

Jornalista

Thiago Borges 

Ulisses Capozzoli: jornalista especializado em divulgação científica, mestre e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Editor de Scientific American Brasil por 12 anos e publisher de Astronomy Brasil.

Autor de um conjunto de livros que incluem: Antártida, última terra (Edusp, em 5ª edição); No Reino dos Astrônomos cegos – uma história da radioastronomia (Record, 2005)

A terceira margem do rio (história de Minas Gerais/Brasil) Editora Ramalhete (Belo Horizonte, 2016).

Um fantasma leva você para jantar (Edições Sesc, 2017).

Uma biografia da água (Edições Sesc, 2018)

Nascimento em morte do tempo (Edições Sesc, em edição). Livros eletrônicos.

Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) em dois mandatos.

Interessado e autor de textos sobre vida política e história do Brasil na mídia social.

Jornalista

Ulisses Capozzoli